Por que é tão importante silenciar a mente

Tempo de leitura: 4 minutos

Vivemos em um mundo frenético. A evolução da tecnologia é o principal motivo que tem levado as pessoas a absorvem a cada dia mais informações. Isso tem gerado um acúmulo enlouquecedor de pensamentos. Nunca a mente trabalhou tanto! E foi tão grande a necessidade de silenciar a mente.

Mas amigos, o silêncio não vem apenas do “fechar os lábios”. Existe um silêncio que talvez você nunca tenha experimentado. Algo que a cada dia é mais necessário: o silêncio da mente.

E você deve me perguntar: como é possível calar nossos pensamentos? Como deixar a mente em completo vazio?

É sobre isso que vamos conversar, neste post. Por isso, continue lendo!

A sabedoria do silêncio

Segundo a tradição chinesa, devemos pensar antes de abrir a boca. Devemos ser breves e precisos, já que ao abrirmos a boca, sempre deixamos sair uma parte da nossa energia.

Nesse contexto, os chineses falam da importância e da sabedoria do silêncio, para que ele seja interrompido apenas quando se faz necessário. Mas, essa sabedoria vai além da emissão das palavras.

Há um silêncio mais profundo e difícil de fazer: é o da mente. É quando recusamos as perguntas e respostas do ego. É quando somos apenas o observador e não a mente que pensa.

Apenas quando estamos em silêncio podemos entrar em contato com nossa essência.

Quando silenciamos podemos ouvir e sentir melhor. Quando estamos em silêncio nos permitimos perceber os sons e as formas, como as coisas são verdadeiramente.

Já dizia Monja Coen: “Mais difícil do que o silêncio da boca, das palavras, dos sons emitidos é o silêncio interno, o silêncio da mente.

Mas e então, você deve estar muito confuso, pois o que parece é que somos esse turbilhão de sons e vozes que existem em nossa mente, o tempo todo.

Algumas pessoas não conseguem sequer se imaginar sem esse vozerio, sem essa aglomeração de perguntas, respostas, afirmações… de lixo.

Afinal, quem nunca ficou com a cabeça no travesseiro, ao final de um dia, pensando, pensando, pensado?

Reconstruindo cenários, imaginando situações que ainda não aconteceram. Lamentando por uma atitude infeliz ou por nunca ter feito o que deveria.

Mal sabem que esse hábito as impedem de ouvir e sentir o que realmente importa: a voz interior.

Nosso Eu interior – e não o ego – se comunica conosco quando estamos em silêncio. E ele é o único capaz de nos inspirar a verdade, aquilo que realmente nos elevará.

O caminho para o verdadeiro silêncio

Em seu livro “Aprendendo a silenciar a mente“, Osho recomendou: “Sempre que conseguir, pare todo o resto e encontre tempo para apenas Ser.

Segundo ele a verdadeira meditação é sentar-se sem fazer nada. Esse é o caminho que nos levará ao silêncio. Apenas observando a própria respiração você começa a sentir sua existência de um outro ponto de vista, que é a de observador.

Você não é mais aquele burburinho de vozes. Você não é a mente, mas a pessoa que observa tudo isso. E essa percepção só é possível por meio do silêncio, da meditação.

Segundo Buda “o silêncio é um espaço vazio. O espaço é o lar da mente desperta.” Quem desperta se desfaz do comando da mente. É nesse desprender-se dela que encontramos a paz.

Por isso, meus amigos, vamos tentar silenciar nossa vida, ao invés de nos tornarmos cada vez mais prisioneiros das informações que geram mais informações.

Vamos aprender a peneirar o que é útil, equilibrar nossa existência nesse mundo frenético, e não nos deixar entrar nessa loucura que a cada dia adoece mais pessoas.

Vamos parar, encontrar tempo para ser, ao invés de fazer, de ter e gerar, a cada momento, mais e mais pensamentos. Eis a raiz de tanto sofrimento: a mente que não para, que não silencia.

Espero que tenham gostado do texto. Silenciar a mente pode parecer impossível, mas acredite, não é. Basta treino. Busque a meditação e o caminho se desenhará sem maiores complicações.

Só meditando conseguimos acessar nosso interior e descobrir, finalmente, que nós não somos a nossa mente. E que por traz delas há muito que ser descoberto.

Gostou desse texto? Então compartilhe com seus amigos e leve esse mensagem a mais pessoas!