Dentro de nós existe uma força. Use-a!

Tempo de leitura: 3 minutos

Dentro de nós existe uma força. É lá no fundo de cada ser que está o mapa do autoconhecimento. A gente vive, vive e continua cometendo o erro de procurar nossa felicidade fora de nós.

Então, consumimos livros, cursos, discursos e opiniões dos outros. Pedimos a Deus (o deus de fora), aos iluminados, anjos e santos. Sempre olhamos para fora.

Mas, não encontramos nada além de teorias. A gente pode até encontrar a experiência verdadeira de outra pessoa, mas ela não é nossa. Pode ser útil conhecer a trajetória de alguém (e de fato ajuda). Só que isso por si só não nos transforma.

A gente só muda quando realmente quer. E para querer tem que saber o porquê. E a gente só sabe isso quando olha pra dentro de si e descobre o que tá faltando.

O problema é que quando olhamos para nosso ambiente interno sentimos medo. Ou do que vamos encontrar ou do que achávamos que encontraríamos e, na verdade, não existe.

Aí a gente recua. Foge por medo de descobrir que não somos aquilo que pensávamos que éramos. Ou que alguém nos ensinou a ser.

Dentro de nós está a verdade. Não existem máscaras. Estamos despidos. Talvez, desprotegidos. E isso tudo assusta.

A gente corre, tenta esquecer e se joga novamente nos braços do mundo exterior que é muito mais fácil de lidar. Nele podemos criar uma história, acreditar nela e seguir se enganando.

Acontece que não dá para viver eternamente assim. As maravilhas e superficialidades do exterior não são eternas. Um dia chegará e você não vai mais se satisfazer com esse estilo de vida.

Um dia vai sentir uma necessidade que é quase uma fome. Você fica faminto. Quer se alimentar de algo que é realmente real. Nossos espíritos não foram criados para permanecer no raso, na mentira.

Leia também: Viemos para nos aperfeiçoar na arte de viver

A gente começa a procurar em todos os lugares e em cada rosto um sentido. Essa fome por sentido é dolorosa.

Podemos viver anos e anos assim. Alguns morrem de fome. Outros, cansados, resolvem partir para a única viagem que pode levar ao banquete: para dentro de si mesmo.

Hoje eu estou aqui, tentando me encontrar. Desisti, por cansaço, de viver no mundo de fora. Cansei de viver de ilusões. Sei que iniciei uma trajetória difícil, mas pelo menos ela tem fim.

O casulo um dia vai se romper e a luz entrará. E então eu terei condições de, transformada, encontrar a paz que todos nós buscamos.

O que tem dentro de mim e de você?

Nosso mais profundo e verdadeiro EU. Tem Deus.

Hoje sei que estou em busca de autoconhecimento e caminhando de encontro a Deus. Não precisa de religião, basta ter coragem de entrar, de começar a viagem.

Quanto tempo vai durar? Não sei. O importante é que começou.

E você, começou sua viagem para dentro de si mesmo? Acredita que dentro de nós existe uma força? Conte para gente nos comentários!

2 Comentários


  1. Eu acredito sim que temos essa força dentro de nos, e acho que é a unica força capaz de fazer a transformação em nos. Obrigado, belo texto

Comentários encerrados.